Missão Bolívia - América do Sul

NOSSA ROTINA NO TRABALHO MISSIONÁRIO

            O vídeo com o Vlog Missões deste sábado, 15 de setembro, eu deixo logo abaixo. Estarei mostrando algumas atividades no apoio aos que chamamos de Pontos de Apoio aqui em Bolívia. Também inserimos algumas das atividades evangelísticas que temos feito.

             Para assistir é só clicar no vídeos abaixo:

 

AS LUTAS NO PROGRAMA DE APOIO EVANGELÍSTICO

            Por trás de vídeos e fotos existem situações nada emocionantes que fazem parte do serviço de missões, pelo menos aqui no nosso caso. E é sobre essas situações que quero comentar.

            Nossa rotina de trabalho não é nada fácil. Quando Deus começou a falar conosco sobre realizar este trabalho eu e minha esposa sentávamos na sala de nossa casa imaginando as dificuldades. Algo que imaginávamos, e não estávamos errados, era a frieza do serviço, pois é muito mais motivante estar na rua pregando o evangelho que servir no apoio.

            O nosso relacionamento com evangelistas de diversas igrejas também exigiu o desenvolvimento congregacional da Base de Apoio de uma forma específica. Mantemos pelo menos duas reuniões semanais de estudo bíblico e adoração, mas não divulgamos e muito menos chamados ninguém a essas reuniões por não ter problemas com ministérios locais. Este é um assunto que, quem saber, poderemos desenvolver em um dos nossos vlog. 
 
            Outra preocupação inicial quando demos inicio ao Programa de Apoio Evangelístico era a motivação dos parceiros missionários. Quem quer ajudar financeiramente um projeto que apoia evangelistas com materiais evangelístico? Nós temos uma série de combinação de coisas "desmotivacionais", se assim podemos falar, quanto a missões: O primeiros são os evangelistas. Quem se interesse por esse povo que fica indo em hospitais, presídios e praças pregar? O segundo, a literatura; realmente, trabalhar com este material é motivante? E, por fim, o apoio; que Secretaria de Missões quer apoiar um missionário que trabalha no apoio de uma gente esquecida, muitas vezes, pela igreja local?

            Eu quero acrescentar mais um problema: O Programa de Apoio Evangelístico é desenvolvido exclusivamente em um mecanismo de trabalho com o foco de fugir todas as burocracias possíveis e agilizar, na forma mais rápida possível, o apoio aos evangelistas. Assim, enquanto tivermos condições, trabalhamos de forma informal e sem nenhuma estrutura física. Também este assunto é um pouco complexo e posso falar em outro Vlog Missões. Mas, deixo claro que este é um foco claro do projeto e para muita gente não é nada motivante apoiar um trabalho missionário que não apresenta estrutura física. 


AGORA EU QUERO SUA PARTICIPAÇÃO

            Quero que você responda este e-mail com uma curiosidade, uma dúvida que você tem sobre o Programa de Apoio Evangelístico. Se Deus quiser, estaremos respondendo sua pergunta em nosso próximo vlog. Estarei esperando sua pergunta!

 

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO
 

           Este projeto não é mantido pelas missões que nos enviam os materiais, mesmo sendo missões trabalhando a nível mundial. Se estamos aqui realizando a Obra de Deus é pela participação de homens e mulheres que somam forças conosco através do Programa de Participação.

          Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Programa de Participação é só clicar no link ao lado onde colocamos mais informações e um vídeo com maiores detalhes -  CLIQUE AQUI

Um forte abraço e que o Senhor Jesus te abençoe

Pastor Peniel Dourado

_______________________________________________________________________________________________________________________________

 

PROGRAMA DE APOIO EVANGELÍSTICO

 

INFORMATIVO MISSIONÁRIO EM VÍDEO

           O lindo do Informativo Missionário em vídeo está abaixo desta carta. Tenho enfocado nossos alvos de trabalho e não tanto o serviço que desenvolvemos em si, pois de uma forma geral continuamos no avanço gradativo, na manutenção do projeto, apoio aos evangelistas e etc. Atividades que já tenho falado com mais detalhes em outras ocasiões.

          Assim, exponho a você neste Informativo Missionário em vídeo o que tem sido o peso do nosso coração nesses últimos dias. Desta forma, apresentamos e rogamos vossas orações.

 

RENOVAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE DE BOLÍVIA

            Vou colocar por escrito nesta carta alguns assuntos que não coloquei no vídeo. Um deles é a renovação de nossas identidades aqui na Bolívia. No Brasil não é necessário renovar a identidade, mas aqui na Bolívia todos devem fazer a cada cinco anos. E desde janeiro de 2017 alguns exigências foram modificadas para renovação de estrangeiro trazendo prejuízo não apenas para nós, mas aos muitos brasileiros residentes em Santa Cruz de la Sierra.

            Eu falo Santa Cruz de la Sierra, pois fui informado que em outros departamentos de Bolívia, como em Cochabamba, os estrangeiros não estão passando tais problemas. Ainda não tive oportunidade de viajar até a cidade de Cochabamba que esta a 500 km daqui, mas em breve estarei indo com o objetivo de lutar pela renovação da identidade boliviana.

            Deixo claro que temos o visto indefinido em Bolívia. Estamos tendo problemas com a renovação da identidade. 

 

CHEGADA DO CONTÊINER NESTE FINAL DE ANO 

            Não falei neste vídeo informativo um assunto de extrema importância para não deixar tão longo o vídeo, mas se Deus quiser estaremos recebendo mais um contêiner até o final deste ano. Os irmãos da missão Next Generation, uma missão canadense, tem nos apoiado com a entrada do material em Bolívia desde 2009 e para nós tem sido uma grande ajuda.

            Nosso trabalho aqui tem sido de buscar lugar para armazenar os materiais e desde já procurar meios baratos/gratuitos para locomover aos Pontos de Apoio que temos em Bolívia.

            Infelizmente não temos muito apoio de igrejas ou até mesmo do povo evangélico. Geralmente existe o pensamento que se fazemos este trabalho de apoiar evangelistas gratuitamente é porque estamos ganhando muito dinheiro dessas missões que nos enviam materiais. E muitos "crentes" aos invés de baixar preços dos fretes aumentam o preço.

            Por outro lado, obtemos muito mais apoio de pessoas não evangélicas as quais baixam o preço dos fretes quando têm o conhecimento que estamos transportando material evangelístico e que será doado às igrejas. Geralmente se mostram mais interessados em ajudar que os próprios evangélicos.

 

A PALAVRA DE DEUS ONDE NÃO HÁ IGREJAS

            Bolívia vive uma realidade nada parecida a do Brasil. Existem muitos lugares onde não há igreja, nem missionários e a cultura pagã andina agrava a situação, pois muitos não conhecem nada mesmo de Jesus, sobre o Deus criador e etc. Em síntese, podemos dizer que o povo quechua adora a Pachamama, que é a "mãe terra" e os aymaras adoram o sol. Assim, o conhecimento cristão não passa de uma ferramenta de manipulação espanhola para colonizar o povo local.

            Assim, amado irmão, existe um desafio muito grande de fazer presente a Palavra de Deus nesses lugares. E o mais complicado é que muitas vezes observamos a igreja local não enxergando tamanha necessidade.

            E não vamos culpar a igreja boliviana, pois o mesmo acontece conosco no Brasil onde a igreja brasileira não sabe quase nada sobre ribeirinhos, comunidades indígenas no norte brasileiro e as "sub-culturas", se assim podemos chamar, as culturas que estão inseridas dentro das culturas nos grandes centros urbanos do Brasil as quais necessitam de uma visão missionária, as chamadas Missão Urbanas, para alcançar. 

            Assim, além de provê materiais evangelístico aos evangelistas também buscamos mostrar uma visão missionárias dessas regiões, suas necessidades e a grande necessidade da presença da Palavra de Deus com o simples alvo de dar oportunidade AO MENOS ao pecador de aceitar ou rejeitar o evangelho.

            Por este objetivo, rogamos vossas orações, pois os desafios são muitos. 

 

ORAÇÃO POR NOVOS PARCEIROS

            Eu não me canso em dizer que o Mantenedor da Obra é Deus; acredito que você pensa o mesmo. E a Obra Missionária é desenvolvida por parceiros que somam forças conosco no trabalho os quais são Chamados por Deus para estarem ao nosso lado no campo de missões.

            E tendo em mente que parceiro em missão são obreiros enviados por Deus a estarem conosco em missões, só nos resta orar para que o SENHOR levante obreiros para sua seara.

            A Palavra diz: "Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara" (Lucas 10:2) Eu creio e vivo esta Palavra. E este é um dos motivos que não estarmos editando vídeos apelativos e não andarmos de um lado para outro em busca de obreiros para esta obra. Mas oramos ao SENHOR e estendemos a você este pedido: Rogue ao SENHOR que ELE envie obreiros (parceiros) a este trabalho.

            E se você ainda não é um parceiro e deseja conhecer o Programa de Participação Voluntária CLIQUE AQUI

 

            AGRADECIMENTOS
            Mais uma vez, muito obrigado pela participação neste projeto. De forma alguma poderíamos realizar esta obra sozinho.

            Que o SENHOR vos abençoe e um grande abraço

            Pastor Peniel Nogueira Dourado

            Obs.: Para assistir o vídeo informativo clique no link Vídeo Informativo

_______________________________________________________________________________________________________________________________

         

  Este é o nosso primeiro Informativo Missionário deste ano de 2018. Para nós em prazer compartilhar o que Deus está fazendo através de nossas vidas.

PROGRAMA DE APOIO EVANGELÍSTICO

 

INFORMATIVO EM VÍDEO

            Editamos um vídeo onde falamos um pouco do impacto sobre a igreja boliviana quanto a tentativa do governo em criar leis que proibiriam a pregação do evangelho. Também inserimos neste vídeo algumas informa sobre nossas atividades em campo, dificuldades e avanços do trabalho missionário que o SENHOR Jesus nos confiou. Assista e ore por nós:

 

 

FAMÍLIA MISSIONÁRIA

            Nossa família tem sido pautas em nossas conversas muitas vezes logo pela amanhã durante o momento devocional. Sinceramente temos a preocupação não apenas que estejam em um ambiente cristão, mas que sejam cristãos de verdade. Sobre isso oramos e rogamos a Deus para conduzir nossa casa.

            Nossa filha Deborah cresce e cada dia mais vai compreendendo melhor os alvos e o motivo de estarmos no campo missionário. Temos procurado conversar e mostrar que o serviço missionário não pertence apenas a mim e a minha esposa Mina, mas este trabalho foi dado a todos nós.

            Assim, agradecemos ao SENHOR, pois a sabedoria de envolver uma família no caminho do SENHOR vem dEle e cada dia oramos por este objetivo.

            Também louvo a Deus por minha esposa que não somente está ao meu lado, mas que vive sob a mesma missão que o SENHOR me tem dado. E creio que este é o verdadeiro sentido da palavra submissão, onde diz: "De sorte que, assim como a igreja está submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seus maridos." (Efésios 5:24)

 

ALCANÇANDO POVOADOS

            Por favor, olhe um pouco a foto abaixo:

            Este é um dos muitos povoados entre as montanhas dos Andes em Bolívia. Quando caminhamos por estes lugares encontramos pessoas tão diferentes, com uma cultura diferente, vivendo em lugares completamente diferente do nosso. Agora, fica a pergunta: Como alcançar este povo? Como fazer chegar a este povo a mensagem de salvação?

            Em muitos lugares não há missionários pregando e nem mesmo uma pequena igreja ensinando a Palavra de Deus. E a pergunta continua batendo em nossos corações: "Quem poderá alcançar este povo com a Palavra de Salvação?

            O projeto de Deus para o alcance dos povos é a igreja. E quando eu falo de igreja não me refiro a uma denominação, uma instituição em que necessita do estado dar o aval à existência, mas a Igreja de Cristo que existe e subsiste pelo poder do Espírito de Deus.

            Creio que os obreiros para alcançarem tais regiões surgirão no seio da igreja local. Sinceramente falando um missionário jamais poderá substituir o serviço da igreja local. Muito pelo contrário; os missionário servem como ajudadores à igreja local, ou até como pioneiros à existência de uma igreja local. No final quem fará a Obra são os obreiros locais.

            Munidos com este pensamento, entramos neste ano de 2018 fortalecendo o alvo de animar os evangelistas nacionais a empregarem muito mais forças para alcançarem as pessoas que não estão tendo acesso a Palavra de Deus em suas próprias regiões. Muitas desses famílias estão nas feiras campesinas, mercados campesinos e etc..

            Também temos animado aos evangelistas nacionais que busquem de Deus oportunidade para visitarem os povoados com o alvo de fazer presente a Palavra de Deus nessas regiões.

            E não apenas ficamos no âmbito de palavras, mas temos ido à oração clamando ao SENHOR Jesus que levante obreiros que possam atender tamanha necessidade. E podemos dizer que o SENHOR Jesus já tem respondido nossas orações, pois neste começo de ano nós já temos recebido mensagens com fotos, vídeos e testemunhos de irmãos os quais estão atuando nessas regiões. Glória a Deus!!

            Vou deixar um vídeo bem curto gravado em 2010 quando estivemos pregando no povoado de Lequepalca, região do Altiplano Boliviano para que você possa conhecer um pouco dessas regiões:

 

MATERIAL EVANGELÍSTICO PARA 2018

            Já fomos informados que mais um contêiner de 40 pés com literatura está sendo preparado para Bolívia. São mais 4200 caixas com livretos evangelísticos impressos pela World Missionary Press. Abaixo coloquei uma foto ilustrativa do contêiner que estará chegando em Bolívia.

            Também a Revival Movement Association, uma missão que faz a impressão de material evangelístico para todo mundo, entrou em contato conosco informando sobre a possibilidade de recebermos materiais diretamente em Bolívia. Eles já estão enviando materiais a uma igreja de Bolívia e estão vendo a possibilidade de enviar ao Programa de Apoio Evangelístico também uma grande quantidade.

            Faço lembrar que a RMA tem nos apoiado desde 2009 com materiais impressos. Temos recebido remessas de 1,5 tonelada até 4 toneladas de material impressos vindo da Irlanda do Norte.

            Também fomos informados pelo irmão Attilio Finazzi de mais uma remessa de folhetos em espanhol, aymara, quechua e guaraní (Guaraní do Paraguai. No ano passado o irmão Attilio nos enviou um milhão e 300 mil folhetos e para este ano promete o mesmo. - Clique aqui para ver o vídeo.

            Rogamos vossas orações para que o SENHOR Jesus nos dê condições para armazenarmos os materiais em lugares seguros, assim como condições financeiras para manter o projeto, tendo em vista que as missões nos apoiam apenas com os materiais e não financeiramente.

 

VÍDEOS MISSÕES

            Quero terminar este informativo falando um pouco dos grandes resultados que o SENHOR tem nos dados nas edições desses vídeos. 
Na foto abaixo você pode ver eu e minha esposa Mina gravando.

            Mas, por que investir tanto esforço e tempo gravando vídeos falando de missões? Bem, em primeiro lugar agradeço a Deus, pois desde os meus 16 anos de idade estou no campo missionário. Já somamos mais 20 anos fazendo missões e somente aqui em Bolívia estamos mais de 11 anos. Creio que as experiências que o SENHOR nos tem dado em nosso próprio ministério, assim como observando erros e acertos de outros devem ser passadas adiante. Assim, estamos com três postagens semanais:

            1) VLOG MISSÕES 2018 - Sábado temos nosso Vlog Missões onde mostramos a realidade do campo, nossa rotina de trabalho e, principalmente, em cada vídeo falamos algo sobre a vida missionária como ela é. Para ver a lista de vídeos deste ano de 2018 é só Clicar Aqui.

            2) FALANDO DE MISSÕES - Quarta-feira postamos vídeos falando diretamente sobre missões dando instruções importantes para quem se prepara para ir ao campo, dicas para viagens missionárias e outros assuntos. Atualmente estamos com Dicas a Secretaria de Missões. Se estiver interessado Clique Aqui.

            3) EVANGELISMO - Segunda-feira sempre que possível estamos mostramos um pouco do trabalho que rua que fazemos, sempre trazendo uma mensagem sobre o serviço de evangelismo. As mensagens finais geralmente são tirando dúvidas dos irmãos, ou mostrando resultados que muitas vezes são considerados simples, mas que na realidade são poderosos. CLIQUE AQUI para ter acesso a lista de vídeo. 

            Para você receber as notificações dos nossos vídeos quando postados é só se inscrever no canal. Para se inscrever clique aqui.

 

            AGRADECIMENTOS
            Não canso de dizer que não podemos fazer a Obra Missionária sozinho. Para estarmos aqui e fazermos o que fazemos com certeza é com a força de cada irmão.

            Você que é um colaborador, um participante neste serviço missionário com certeza você está nessa posição porque o próprio Deus tem te chamado. De nenhuma forma poderíamos estar aqui em campo se alguém não tivesse do outro lada da corda. 

            Um grande abraço e que o SENHOR Jesus vos abençoe.

            Pastor Peniel Nogueira Dourado

 

SUA PARTICIPAÇÃO MISSIONÁRIA

Banco do Brasil
Agencia 0078-7
Conta Corrente 26863-1

Bradesco
Agencia 173-2
Conta Corrente 40278-8

Outras formas de contribuir - CLIQUE AQUI

_______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

NA FRONTEIRA DO BRASIL COM BOLÍVIA

Pegamos um ônibus na cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai à cidade de Corumbá, fronteira com Bolívia. Foram 11 horas de viagem com paradas muito curtas. Mas graças a Deus chegamos bem.

 

Aqui em Corumbá estamos com muitas caixas com literatura para enviar a Bolívia. Nosso trabalho será organizar e empacota tudo para passar a fronteira. E temos que fazer aos poucos para não termos problemas na fronteira com os oficiais de Aduana da Bolívia. 

 

Recebemos algumas mensagens do irmão Attilio Finazzi que uma nova remessa estará sendo enviada para o nosso trabalho não apenas em espanhol, quechua e aymara, mas também em italiano. Bem, estamos filmando tudo e quando retornarmos a Bolívia estarei preparando nosso Vlog Missões 2018.

 

E FALANDO EM VÍDEO...

Gravamos vários vídeos no Paraguai mostrando um pouco do que fizemos neste final de 2017, assim como dezenas de vídeos dando dicas sobre missões no Paraguai. Coletamos informações com missionários que estão no campo e colocamos as informações em vídeo com o alvo de beneficiar o povo de Deus. Abaixo desta carta envio um link com os primeiros vídeos os quais já tiveram uma boa repercussão; missionários que se preparam para fazer missões no Paraguai já se comunicaram conosco agradecendo pelas vídeos e buscando maiores informações. 

 

Essa interação é benéfica para nosso alvo que é criar informações úteis a todo aquele que deseja fazer missões no Paraguai a curto e longo prazo.

DESAFIOS PARA 2018

O ano de 2017 foi de muita benção com muitas portas abertas para o serviço evangelístico. E neste momento estamos na fronteira do Brasil com Bolívia olhando não apenas para o campo missionário - BOLÍVIA como um lugar onde devemos estar, mas aos grandes desafios que temos que enfrentar.

 

Necessitamos de forma urgente transladar materiais que estão na região central para o Ponto de Apoio que está em Santa Cruz de la Sierra. Estamos com novos contatos na região sul da Bolívia, departamento de Tarija, assim com na fronteira com Peru onde estamos orando por organizar Pontos de Apoio aos serviço evangelístico local.  

 

Neste 2018 continuamos na batalha pela renovação de nossas documentações as quais precisam serem renovadas. Desde junho de 2017 estamos lutando para renovar, mas as mudanças burocráticas para imigrantes em Bolívia tem prejudicado bastante. Mas cremos que o SENHOR está a frente e ELE mesmo nos dará vitória.

 

SOMANDO FORÇAS EM MISSÕES

Quero concluir esta carta agradecendo a você, missionário, que tem sido parte neste trabalho e tem estado conosco até aqui. Assim como o SENHOR nos enviou ao campo missionário e seguimos no propósito pelo qual ELE tem nos chamado, sabemos que os participantes desta Obra, que não é nossa, mas dEle, também estarão conosco pelo chamado do próprio Deus ao apoio ao serviço de missões. 

 

E tem sido necessário empregar esforço muitas vezes com sacrifício de nossa parte para continuar o trabalho no campo, assim como sabemos que sua parte, missionário, também sido com esforço e sacrifício no apoio à missão. Que o SENHOR Jesus te abençoe e fortaleça teus braços

 

Um grande abraço e continue orando por nós, pois também oramos por você

 

Pastor Peniel Nogueira Dourado

01/02/2018

 

VLOG MISSÕES

MISSAO BOLIVIA JULHO 17

 

bdt b02e center tsN normalcase show fwB|bdt b02e left|||||news c05 c10 tsN sbse fwR|normalcase uppercase sbse c10|b01 c05 bsd|news login normalcase uppercase sbse c10|normalcase tsN uppercase c10 sbse|normalcase uppercase sbse c10|content-inner||