AD em VACARIA

História da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vacaria

 

   A seguir um resumo da historia da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vacaria, a partir de relatos de alguns irmãos que contribuíram para contar parte da nossa história.

  Tudo começou em 1924 com a chegada dos Missionários Gustavo Nordlund e sua esposa Elisabete Nordlund, vindos da Suécia, os quais fundaram a Assembleia de Deus em nosso Estado,Rio Grande do Sul. Pastorearam a Igreja até 1955, ano em que foi substituído pelo Missionário Nils Taranger, vindo também da Suécia.

  Foi sob o pastorado de Gustavo Nordlund que, no ano de 1946, as cidades de Vacaria, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Taquara, São Francisco de Paula, Capão da Canoa e Torres foram alcançadas pela pregação do evangelho para, mais tarde, ser estabelecida a igreja em cada um desses municípios.

  Sob a supervisão da Assembléia de Deus de Caxias do Sul, a igreja em Vacaria, no ano de 1951 (14 de novembro), realizou seu o primeiro culto, mais precisamente em casa de um o irmão chamado Waldomiro, de profissão padeiro. Numa certa noite, o adolescente João Gomes de Oliveira, com 12 anos de idade, quando retornava do trabalho, parou para escutar a pregação, sem saber do que se tratava, em frente à casa do irmão Waldomiro. Naquele culto estava testemunhando o irmão Luzardo Bueno de Vargas, na época soldado do exército. O pequeno João convertera-se ao Evangelho, e anos mais tarde tornou-se Pastor. Assim começou a historia desta igreja, em seus primeiros passos.

  Em 1953 foi instalada a primeira congregação da Igreja Assembleia de Deus na Rua Campos Sales, nº 123. A congregação foi pastoreada pelo Evangelista, depois pastor, Felisberto Soares Martins, que permaneceu em Vacaria de 1953 a 1955. A igreja ficou sendo jurisdicionada à Igreja em Caxias do Sul, pastoreada, na época, por Acácio Soares Martins, pastores estes já falecidos.

  No dia 1º de Janeiro de 1956 realizou-se um batismo na fazenda dos irmãos Eliziário e Joana Mota, onde foram batizados mais de 15 irmãos, entre eles o irmão João Gomes.

  Nos anos seguintes a igreja foi atendida pelos seguintes irmãos: Ambrósio Murici de Almeida, Pr. Horacio de Souza Aguiar, de 1959 aos primeiros anos da década de 60, Ev. Ibraim Aires de Toledo, que em meados do ano de 1965, mudou a congregação para a Av. Militar, ficando poucos meses nesse local, quando então foi construído o primeiro templo na Rua Borges de Medeiros, 813 sendo sucedido pelo Pastor Acedino Pereira. Em 1960 iniciou-se o primeiro programa radiofônico na cidade de Vacaria.

  No dia 04 de fevereiro de 1966 assumiu a presidência do campo de Caxias do Sul o Pastor Ruben Johannes Lundgren, em substituição a Noé Camargo de Oliveira.

 Na data de 10 de abril de 1968 foi aprovada e concedida, pela Igreja em Caxias do Sul, a autonomia administrativa à igreja em Vacaria, ficando como responsável o Pastor Acedino Pereira, hoje já falecido.

  Do final do ano de 1969 ao final do ano de 1975 a igreja foi pastoreada por Natanael Batista Paz, já de saudosa memória.

  Em 1976, por curto espaço de tempo, assumiu a presidência da igreja o Pastor Almerindo Melo da Costa, trabalhando ao seu lado o então Evangelista Albino Siqueira da Costa.

  Em meados do ano de 1976 assumiu a direção da igreja o Pastor Caio Borges do Canto que permaneceu até junho de 1979, sendo que, no final desse período, também trabalhou na igreja de Vacaria o Pastor Castorino, genro do Pastor Caio. Foi o Pastor Caio Borges do Canto que na data de 22 de setembro de 1976 registrou a igreja no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC), hoje CNPJ, e foi somente no dia 08 de novembro de 1976, em convenção realizada na cidade de Porto Alegre que a igreja em Vacaria teve a sua personalidade jurídica, documento expedido em 26 de novembro de 1976 e averbado no Registro das Pessoas Jurídicas da Comarca de Vacaria, no livro B-1, fls. 182v, sob nº 342, na data de 06 de janeiro de 1977.

  No mês de julho de 1979, assumiu a presidência da igreja o inesquecível Pastor Anaurelino Félix Corrêa, que permaneceu na direção da igreja até o dia 28 de dezembro de 1995, por um período de dezesseis anos e seis meses aproximadamente.

  Em sua gestão foram realizadas muitas obras, entre elas, a construção e inauguração do atual templo sede, dos templos em Esmeralda, e início do templo no Pinhal da Serra, entre outros. Foi também o Pr. Anaurelino que renovou o Estatuto da igreja e o registrou em 13 de agosto de 1982.

  Nesse período a igreja em Vacaria teve a grata experiência de receber o ensino genuíno da Palavra de Deus, já que o Pr. Anaurelino era um verdadeiro doutor nas escrituras, ensinando também a igreja a valorizar a Escola Bíblica Dominical e a oração, quando aconteciam as campanhas de oração e os jejuns de 24 horas, com a participação de toda a igreja.

  Também nesse período, trabalhou nesta igreja o saudoso Pr. Odil Marques Ribeiro, que aqui foi ordenado ao santo ministério de Presbítero, Evangelista e Pastor e daqui transferido para assumir a presidência da igreja na cidade de Horizontina, em 1988.

  No dia sete de abril de 1989 foi concedida a emancipação à igreja em Bom Jesus, assumindo como presidente o Pastor Eurides Alves de Siqueira, que até então era o Vice Presidente do campo de Vacaria, hoje jubilado e residindo na cidade de Três Passos.

  No dia 28 de dezembro de 1995 aconteceu o Culto Especial de Jubilação do Pastor Anaurelino e Posse do Pastor Gelseu Boeno dos Reis, vindo da cidade de Cambará do Sul. O Evangelista e Vice Presidente da igreja, José de Oliveira Martins deu início ao culto e passou a palavra ao Evangelista Ivonildo Souza de Andrade, na época residindo em Sapiranga, que fez a apresentação dos Pastores integrantes da Convenção e demais convidados presentes, passando a seguir a direção do culto ao Pr. João Ferreira Filho, presidente da Convenção, de saudosa memória.

  O Pr. Gelseu Bueno dos Reis presidiu a igreja até o dia 02 de julho de 2005, por um período aproximado de 9 anos e sete meses. Nesse período, dinamizou a obra do Senhor, fazendo reformas no templo sede e construções no Bairro Vitória e Mauá, inauguração do templo no Pinhal da Serra, além de outras obras, como também a aquisição de veículo para a igreja, sendo que houve um aumento no patrimônio da igreja e seus membros.

   Em 02 de julho de 2005, assumiu a presidência da igreja o Pastor Davi Brandes Leite, transferido da cidade de Uruguaiana, hoje jubilado, o qual permaneceu até a data de 17 de novembro de 2006, por um período de um ano, quatro meses e quinze dias. Foi um curto tempo, mas o Pastor Davi implantou seu estilo próprio, priorizando o ensino da Palavra de Deus e as grandes campanhas evangelísticas e de avivamento e conduzindo o rebanho do Senhor.

  No dia 17 de novembro de 2006 assume a presidência da igreja em Vacaria o Pastor Ailto Costa dos Santos, oriundo da cidade de Tupanciretã, permanecendo até o dia 29 de maio de 2008, por um ano, seis meses e doze dias, realizando a obra do Senhor com dedicação e amor, dinamizou o trabalho, realizando a climatização do templo sede, trocou o automóvel da igreja, adquirindo um Celta 2007, abriu a congregação do Jardim dos Pampas, entre outras atividades, sempre visando o crescimento e desenvolvimento da igreja em todas as áreas, espiritual, social, financeira e patrimonial.

 Por último, para finalizar este histórico, no dia 29 de maio de 2008, assume a presidência da jurisdição do campo de Vacaria, o Pastor Ivonildo Souza de Andrade, onde ficou até de 29 de outubro de 2016; realizou melhorias, reformas e construções de templos, aquisições de terrenos, criou departamentos para um melhor desenvolvimento do trabalho dentre várias outras obras. Na mesma data, 29 de outubro de 2016, deu posse à presidência da igreja local, o Pr. Paulo Juares Ignácio.

 

Diante deste histórico só podemos dizer: “Porque Dele, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas, glória, pois, a Ele, eternamente, Amém!” (Rm 11.36).

 

A HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

bdt b02e center tsN normalcase show fwB|bdt b02e left|||||news c05 c10 tsN sbse fwR|normalcase uppercase sbse c10|b01 c05 bsd|news login normalcase uppercase sbse c10|normalcase tsN uppercase c10 sbse|normalcase uppercase sbse c10|content-inner||